segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Metáforas de amor


Hoje me apartei de algumas amarras, solucei sozinha e retomei o fôlego. Eu não sou e não serei meus pensamentos. Meu coração sabe o caminho do meu ser e minha existência será o único e maior motivo de minha alegria.
Hoje eu abri a gaiola, segurei meu belo pássaro suavemente na palma de minhas mãos, levei até a janela, olhei para ele algumas vezes, suspirei e abri os dedos um por um lentamente. Ele voou, voou feliz e contente para longe de mim e bem alto. Não sei dizer se aquilo foi mais libertador para ele ou para mim. Eu não deixava de amá-lo e ele, com certeza me amava ainda mais agora, pois reconhecia em meu ato o carinho e o bem que lhe fazia dando-lhe liberdade. A verdade é que ele não precisava da comida e da água que lhe dava, nunca precisou, ele sempre soube onde buscar e encontrar tudo isso. Ele só queria voar, ser livre, ser pássaro.
Eu temi, confesso. Confesso que temi que fosse mais feliz sem mim e jamais voltasse. E por algum tempo esse medo me assolou e entristeceu o pobre pássaro que, agora, sentado na janela observava minhas lágrimas com pesar. Fechei a janela e chorei mais de um quarto de hora sem parar por sentir medo; medo e  inveja. Quisera eu como ele ter asas para voar tão alto, explorar lugares tão lindos em sua simplicidade de pássaro. Quando abri a janela ele não estava mais lá, se fora, voara, já não mais precisava de mim e se deleitava em minha ausência, sendo esta sua maior alegria, mas qual não foi minha surpresa quando na manhã seguinte acordei com seu canto lá fora, sonoro, contente, sacudindo as peninhas e me presenteando com sua linda música.
Meu pássaro nunca deixara de me amar e voltava para me visitar, fiel e companheiro porque sentira saudades; quem sabe. Ele poderia ir para longe e não mais voltar, podia encontrar o que quer que fosse e esquecer-se de mim, mas não. Mais uma vez me alegrava com sua beleza e doçura. Ele volta todos os dias!
Ele nunca foi e nunca será meu, ele é apenas o pássaro que amo. Dentre os pássaros o mais belo e gentil, de mais belo canto e encanto. E tudo que preciso é de seu amor e seu canto todas as manhãs e de saber sem duvidar que por amá-lo tanto fui capaz de libertá-lo e ser livre. Agora posso olhar para ele e aprender um pouco mais sobre o prazer de voar em liberdade e quem sabe um dia eu possa abrir minhas mãos e libertar meu próprio coração dos cativeiros por mim criados.




Um comentário:

  1. A doçura das suas palavras me faz viver a vida de forma mais doce e feliz. É preciso ser livre para ser feliz e ser feliz para ser livre. Condições aparentemente controversas, mas bem verídicas. Amor é precioso e vivido com liberdade é uma dádiva.

    ResponderExcluir